cover
Tocando Agora:

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Iniciativa de preservação ambiental liderada pela Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale) garante a proteção dos ha...

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO
Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO (Foto: Reprodução)

Iniciativa de preservação ambiental liderada pela Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale) garante a proteção dos habitats naturais e o equilíbrio ecológico da região. Soltura aconteceu no último domingo na região do Vale do Guaporé, em Rondônia No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé e Costa Marques (RO). A iniciativa faz parte de um projeto anual desenvolvido pela Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale), que conta com o apoio do Grupo Rovema há mais de oito anos. Com 25 anos de atuação, a Ecovale trabalha para a conservação da biodiversidade local, promovendo ações que garantem a proteção dos habitats naturais e o equilíbrio ecológico da região. O projeto abrange uma extensão de 133 km do rio Guaporé, em Rondônia. A parceria de quase uma década entre o Grupo Rovema e a associação reflete um compromisso contínuo com a preservação ambiental, fortalecendo a conscientização e promovendo iniciativas que asseguram o futuro da biodiversidade no Vale do Guaporé. Sobre o projeto De acordo com José Soares Neto, mais conhecido como “Zeca Lula”, presidente da Ecovale, o projeto é dividido em três etapas. A primeira consiste no monitoramento ambiental, iniciado em outubro, durante o período de desova no Vale do Guaporé. Em novembro, é realizada a construção de cercas nas praias para proteger os ninhos contra predadores. A fase final ocorre com a eclosão dos ovos e o retorno dos filhotes ao rio. Ação contou com a participação de voluntários, membros da associação e representantes de entidades públicas Ecovale “A soltura acontece todos os anos no início do mês de dezembro e a cada edição, convidamos a população para se envolver. Este ano, tivemos participantes de várias cidades, como Porto Velho, Vilhena, Pimenta Bueno, Nova Mamoré e Ouro Preto, além de pessoas vindas de estados vizinhos, como Mato Grosso do Sul e Paraná”, conta Zeca Lula. Durante a soltura, houve a participação de voluntários da comunidade, membros da associação e representantes de diversas instituições, como a Polícia Civil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e brigadistas. Estiveram presentes também juízes da comarca de Cacoal, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e outras autoridades locais.